Por Marcos Bandeira Junior
A advocacia representa um dos pilares da justiça, que por sua vez mostra-se indispensável à promoção da vida e dignidade humana. A profissão de advogado carrega consigo vários desafios e a missão de proteger os interesses do povo, fazendo valer a constituição.
A profissão de advogado sempre foi muito admirada por mim e carrega o enorme objetivo de assegurar uma sociedade justa e democrática. Os desafios de um advogado são muitos!! Entre eles, estão a reafirmação e desenvolvimento de sua capacidade jurídica, definição da área de atuação e o segmento do mercado de acordo com uma estratégia pessoal especifica. E um verdadeiro empresariamento pessoal. A profissão demanda muito estudo, análises e acompanhamento das constantes transformações da sociedade.
Os advogados são exigidos a acompanhar e se adaptar as mudanças culturais, tecnológicas e políticas da sociedade. Em tempos de pandemia, por exemplo, muitos advogados tiveram que se adaptar para um novo mercado de trabalho “home officer”, prática que traz consigo novos obstáculos a serem superados, especialmente, em relação ao convívio entre trabalho e vida privada.
Os advogados lutam diariamente pela garantia de suas prerrogativas, pela união da classe e valorização da profissão. Esses sem dúvidas são os grandes pilares para o desenvolvimento de uma atividade que melhor produza retorno a sociedade.
Marcos Bandeira Junior é advogado, especializado em Direito Penal e Criminologia, formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); sócio do Escritório Bandeira Advocacia e Consultoria.