Daniel Thame | www.danielthame.blogspot.com
O ‘esquema’ é sempre o mesmo: a revista Veja fabrica uma denuncia supostamente bombástica a partir de uma bobagem e a Rede Globo repercute em seus telejornais.
Bingo! Está armado mais um escândalo, com vistas a prejudicar o PT. Mesmo que a denuncia seja vazia, que os fatos não se sustentem, a revista publica e a tevê reverbera, dando ares de gravidade a algo que não faça de um factóide.
A tática se repete naquele que já está ficando conhecido como o "escândalo" dos Aloprados 2, referência aos petistas que na campanha de 2006 tentaram comprar de uns picaretas um dossiê com supostas denuncias contra José Serra, então candidato ao Governo de São Paulo.
Na época, o dinheiro utilizado para a compra do dossiê foi fotografado de maneira a parecer uma montanha de reais, apareceu com estardalhaço na mídia e levou a eleição presidencial para o segundo turno. Mas como a mentira, mesmo repetida à exaustão, não se sustenta indefinidamente, Lula ganhou a eleição com uma votação histórica.
Acaba eleição, começa eleição e a mídia não se emenda.
Bastou Dilma Roussef empatar com José Serra nas pesquisas de intenção de voto, com chances concretas de vencer o tucano, para que setores da mídia que o jornalista Paulo Henrique Amorim chama muito apropriadamente de Partido da Imprensa Golpista (PIG) partisse para o ataque, antes mesmo que a campanha comece pra valer.
E de novo, surgiu um dossiê.
De novo engendrado por petistas.
Verdade seja dita: desde que o mundo é mundo e campanha é campanha, que são montados dossiês, com os pontos positivos e negativos dos adversários, sem que o mundo acabe por causa disso. Eleição não é escolha da nova madre superiora de uma ordem de freiras carmelitas e o jogo às vezes é jogado com golpes abaixo da linha da cintura.
O absurdo dessa denuncia fabricada pela Veja e trombeteada pela Rede Globo é que não houve elaboração de dossiê algum, posto que a idéia foi abortada no nascedouro pela comando da campanha de Dilma.
Se não há dossiê, não há notícia nem escândalo, certo…
Errado.
Para os golpistas da mídia, há muito que o compromisso com os fatos, a verdade e a imparcialidade foram chutados para bem longe.
Dilma e o PT tem que ser derrotados de qualquer maneira e dane-se o que ainda resta de credibilidade desses veículos de comunicação que já não tem o poder de influência que imaginam sobre a opinião pública.
Prova disso é que, a despeito do constante bombardeio que sofre, a popularidade de Lula bate nas alturas e sua candidata a presidente, uma neófita em eleições, está aí ombreando com José Serra.
Daí o pânico na tevê.
E também nas revistas, nos jornais…
Não é difícil detectar quem são os verdadeiros aloprados.
Daniel Thame é jornalista, blogueiro e autor do livro Vassoura