A administração do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães emitiu nota de esclarecimento sobre o caso do paciente Joseilson Apolônio dos Santos. Paciente residente no município de Buerarema, que foi aceito pelo Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, para onde será transferido ainda hoje.

Segundo o Base, o homem foi trazido para a unidade hospitalar no último dia 27 de setembro, depois de passar por uma consulta oftalmológica em outro estabelecimento de saúde.

Devido à avaliação do quadro clínico pela equipe médica, o paciente foi encaminhado diretamente para a equipe de Neurologia/Neurocirurgia do Hospital de Base. Após realização de exames e procedimentos para diagnóstico, a equipe de médicos solicitou a transferência do paciente para hospitais com capacidade instalada para realização de procedimento para fechamento de diagnóstico.

Segundo a nota,  o Hospital de Base não possui equipamento de endoscopia específica para realização do procedimento. E na região não há nenhum hospital com tal equipamento para intervenção, ficando o paciente a aguardar a liberação de vaga pela regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A direção do Hospital de Base informou, ainda, que durante o tempo de internamento, o paciente foi assistido por equipe multidisciplinar e avaliado constantemente pela equipe da Neurologia/Neurocirurgia.