O câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil no ano passado, uma média de 47 óbitos por dia, conforme dados do Ministério da Saúde. É o segundo tumor mais comum entre pessoas do sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Outro complicador é que muitos casos só são diagnosticados quando estão estágio avançado.
O Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna registrou, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, 18.058 atendimentos a pacientes com suspeita de câncer de próstata. Além do sul da Bahia, o serviço recebe moradores de municípios do extremo-sul, baixo sul e sudoeste da Bahia.
Para ajudar a melhorar esses indicadores e contribuir para que o maior número de homens busquem a orientação e acompanhamento de um especialista o mais cedo possível, a Santa Casa de Itabuna lançou, nesta segunda-feira (4), ações do Novembro Azul, campanha promovida anualmente em todo o mundo.
A programação do Novembro Azul foi aberta com uma palestra do médico William Mendes para funcionários do Hospital Manoel Novaes. O profissional, que atua na unidade de Radioterapia da Santa Casa de Itabuna, falou sobre a importância do cuidado com a saúde do homem e do diagnóstico precoce do câncer da próstata. “Quando mais cedo a descoberta da doença, maior é a chance de cura. Chega a 90% em muitos casos”, explica.
De acordo com o médico William Mendes, é comprovado, cientificamente, que uma alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não ser fumante ajudam não somente em relação ao câncer de próstata, mas também são cuidados que contribuem para evitar outras doenças.
O especialista, porém, alerta que ainda não existe como prevenir o câncer de próstata. Ele destaca que a doença é mais incidente em homens negros e com idade avançada. “Além de fatores hereditários. Se tiver alguém na família diagnosticado com a doença, os cuidados devem ser redobrados. Os exames devem começar mais cedo”, alerta o profissional.
Hoje, são dois tipos de exames que permitem a detecção do câncer de próstata: o conhecido toque retal, e o PSA (Antígeno Prostático Específico). Este último é o exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. De acordo o Ministério da Saúde, níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
SINTOMAS
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Mas atenção: esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata.