Dialogar e promover políticas públicas nas áreas científica, tecnológica e de inovação. Esses são alguns dos objetivos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que, nesta quarta-feira (23), promoveu diversas palestras sobre essas temáticas e apresentou as iniciativas desenvolvidas pela pasta para o ecossistema ilheense. Os encontros movimentaram parte da Semana de Inovação de Ilhéus, no Centro de Convenções do município.
O secretário da Secti, que finalizou a agenda do dia projetando o futuro da Secretaria, destaca a importância de comunicar às pessoas do município as ações que estão em andamento. “Hoje foi bacana porque cada um que cuida de um produto pôde falar com mais especificidade sobre os seus projetos. Foi possível entrar no detalhe, tanto do Conecta Bahia, quanto nas questões dos games, dos parques tecnológicos, entre outras pautas. Então, todos os produtos da Secti foram tratados de forma mais profunda, o que não daria pra fazer em apenas uma palestra. Esse aprofundamento foi fundamental para que as pessoas conhecessem o nosso serviço”.
Para o superintendente de Inovação, Agnaldo Freire, esses encontros são essenciais para difundir o projeto da Secti de se aproximar ainda mais do interior. “Ficamos muito felizes de estar aqui na Semana de Inovação de Ilhéus, que, por si só, é um encontro motivado por uma política de inovação no município. Esse evento faz parte do calendário obrigatório da cidade. Por reconhecer essa ação no interior do estado, a Secretaria promove a iniciativa Secti Itinerante, trazendo o secretário André Joazeiro e todo seu corpo diretivo das áreas finalísticas para Ilhéus, podendo, assim, apresentar suas políticas programas e ações”, afirma.