A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde de sábado (01), aproximadamente, 50 quilos de maconha, na BR-116, em Vitória da Conquista. A droga estava escondida na bagagem de uma passageira que viajava em um ônibus de turismo. Ela foi presa em flagrante e encaminhada para a delegacia.
Os agentes realizavam fiscalização de combate à criminalidade no km 836 da BR-116 quando abordaram um ônibus, que saiu de São Paulo (SP) com destino a cidade pernambucana de Caruaru.
Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu aprofundar a fiscalização, quando foi encontrado em duas malas, 88 tabletes contendo a maconha. Foi realizada a checagem das bagagens e identificado o responsável pelo entorpecente.
A mulher, cujo nome não foi revelado, foi encaminhada, juntamente com com a droga à Delegacia da Polícia Judiciária, para os procedimentos cabíveis. Ela responderá pelo crime de tráfico de drogas.
Recorde histórico
O volume de drogas apreendido pelos policiais rodoviários federais no ano passado saltou de 6 toneladas em 2018 para quase 17 toneladas em 2019. Deste total, 15,3 toneladas são de maconha; 1,3 tonelada de cocaína; e 123 quilos de crack.
No ano de 2018, foram apreendidos 5,8 toneladas de maconha, 309 quilos de cocaína e 138 quilos de crack. Os números apresentados em 2019 representam um aumento de 161% de maconha e de 318% na apreensão de cocaína, quando comparados a 2018. Essa quantidade é a maior de toda a série histórica de drogas apreendidas pela PRF no estado.
A PRF apertou o cerco ao narcotráfico e alguns fatores contribuíram para esses resultados como o investimento na capacitação do efetivo, a implementação da tecnologia, a utilização de cães farejadores, as ações integradas com outras forças policiais e o aumento das ações de inteligência.