Parar antes da faixa, para dar passagem ao pedestre, se constitui num risco ao motorista que tenta ser educado e ao próprio pedestre que ele quer respeitar. Parece paradoxo, não?

Vamos lá: quando o motorista freia para respeitar o direito do pedestre atravessar, todos os veículos que vêem imediatamente atrás praticamente atropelam o tal que quer cumprir sua parte. Mais: quando esses não ‘enchem’ o fundo de quem parou antes da faixa, desviam e podem atropelar o pedestre que atravessa achando que está seguro. Complica para todo mundo.

A única solução possível seria uma grande mudança de mentalidade de todos os condutores e também dos pedestres. Aí é onde deveria entrar uma grande campanha educativa – e também punitiva – da Settran, que parece dispor de pouco pessoal e padecer de certa falta de estrutura para uma ação tão ampla.

Um exemplo que está dando certo é no cruzamento do Beco do Fuxico com a Cinquentenário. Mas nem dá para comemorar, porque a coisa lá só anda bem quando o guarda interfere – até bicicletas param (foto). Mas ainda é pouco. muito pouco, para quem sonha com um trânsito civilizado nos 100 anos dessa velha Tabocas.

O flagrante é de Jorge Bitencourt.

 transito