A cada dia se intensifica a discussão acerca dos limites máximos de tamanho para as grandes propriedades de terra no Brasil, que será culminada com a realização do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. A população poderá votar e dizer, assim, se é a favor ou contra a concentração de terras no país.
A votação occore em todo o território nacional entre os dias 1º e 7 de setembro. O plebscito é resultado de vários estudos e plenárias em que foi discutida a realidade fundiária no país, a última delas em Brasília, nos dias 15 a 17 de julho, com o auxílio do geógrafo da USP, Ariovaldo Umbelino. O ponto alto da votação será durante o Grito dos Excluídos, que ocorre em todo o país no dia 7 de setembro.
No próximo sábado (31), uma oficina regional vai discutir em Itabuna a construção da campanha "Por um limite da terra – em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar", e do Plebiscito Popular "Pelo limite da terra".
Moviments e entidades sociais estão sendo convidados a participar do evento, que ocorrerá na sede do Conselho Indigenista Missionário/Comissão Pastoral da Terra (Cimi/CPT), na rua José bonifácio, 336, bairro Santo Antônio, das 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas da CPT ([email protected]), ou do CIMI ([email protected]), e também através do telefone (73) 3212-1171.