O Plenário da Câmara de Itabuna autorizou na quarta-feira, 24, a troca de um terreno público por uma área particular, ambos localizados no bairro Maria Matos. O imóvel recebido pelo Município, informou o Governo, será destinado exclusivamente para construção de estações elevatórias de tratamento de esgoto. A redação final da matéria que autoriza a permuta seguiu para sanção ou veto do prefeito Augusto Castro (PSD).

Conforme o Executivo, o terreno permutado tem metragem (em m²) maior que a propriedade particular, porém com valor estimado de venda inferior (R$ 30 mil contra R$ 35 mil). Por lei, permuta de imóvel público exige prévia avaliação e autorização legislativa. Os vereadores concordaram com a tese do Governo de que inexiste  prejuízo para Itabuna na troca, considerando a localização estratégica da área recebida e a relevância socioeconômica da obra.

Em 2020, a mesma permuta no Maria Matos havia ingressado no Legislativo itabunense, a tramitação, contudo, precisou ser interrompida em virtude do calendário eleitoral. Em 2021, a nova gestão municipal solicitou urgência na matéria por receio de perder verbas federais transferidas para o saneamento básico no Maria Matos. As estações, quando construídas, beneficiarão milhares de itabunenses do Jorge Amado, Lomanto Júnior, Urbis IV e do distrito de Ferradas.