Mais que uma troca de "Bira" por "Lira", a mudança no comando de duas das principais cidades do interior baiano parece ser uma tentativa do governador de dar novo fôlego ao combate à criminalidade em Vitória da Conquista e Itabuna. Daqui, sai o tenente-coronel Jorge Ubirajara; de lá, vem o também tenente-coronel Inácio Lira.
A transmissão de comando será hoje, às 19 horas, no 15º Batalhão, em Itabuna. Mas a troca não deixa de ser interessante apenas pelo trocadilho Bira-Lira. Tem história. Em fevereiro, quando estourou uma série de denúncias, que davam conta de um comando de extermínio dentro da polícia militar de Vitória da Conquista, quem foi chamado a fazer as investigações foi comandante do 15º BPM de Itabuna.
"Com certeza, essa mudança é uma estratégia do governador", afirmou um enigmático Jorge Ubirajara, na fatídica tarde de terça-feira, logo após a confusão com o vereador Solon Pinheiro, na Câmara de Itabuna (lembre aqui).
Embora O Trombone não seja exatamente uma revista eletrônica de moda, aconselhamos os presentes à solenidade a ficarem de olho na indumentária do tenente-coronel Ubirajara – o que pode dar uma ideia de seu estado de espírito na cerimônia.
Pouco afeito a trajes de gala – uniforme próprio da PM para ocasiões como a de hoje à noite – ele sempre vai a solenidades vestindo seu reforçado colete à prova de balas por sobre a farda de brim, com armas pra todo lado. "Não sou muito de usar traje de gala. Assim, estou sempre pronto para o combate", afirma.
Se estiver "vestido para o combate", convém não deixer o vereador Solon Pinheiro passar na frente do homem.