Nesta quinta-feira, 16, estudantes de ção,três unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itabuna receberam livros didáticos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O as atividades do programa em sala de aula vão acontecer uma vez por semana.
O material foi entregue por policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar nas escolas municipais Flávio Simões e 28 de Julho, no Califórnia, na zona norte, e no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado ( CAIC), no Jardim Primavera, na zona sul da cidade.
“O PROERD visa prevenir o uso de drogas, por meio das aulas. O livro propõe conversas em família sobre o tema. Então, o trabalho não acaba em sala de aula”, disse a sargento da Polícia Militar Renata Tereza Brandão, uma das especialistas do programa. Neste primeiro semestre serão contemplados 1.057 alunos das três unidades escolares.
Na próxima quinta-feira, dia 23, os policiais militares vão retornar às unidades escolares para o início das aulas. “Hoje, fizemos apenas a distribuição dos livros didáticos do PROERD”, frisou a sargento PM.
A diretora da Escola Municipal Flávio Simões, professora Fátima Andrade, disse que são as melhores as expectativas quanto ao programa da PMBA. “Já trabalhei com o PROERD, em 2004, em outra escola. Na semana que vem faremos um planejamento coletivo para que o programa não venha de forma impositiva”, explicou.
No Colégio Municipal 28 de Julho, o projeto foi recebido mais uma vez com alegria pela direção. “Tivemos essa iniciativa antes da pandemia e as crianças e os alunos adolescentes aceitaram muito bem a proposta”, ressalta a , vice diretora Áurea Cavalcante.
A diretora do CAIC Jorge Amado, Geórgia Guerra, disse que sempre acompanhou o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas e acredita que o PROERD traz resultados que fortalecem valores familiares. “Esse projeto agrega ao que já fazemos na escola. Queremos que os alunos frutifiquem essa mensagem de combate às drogas”, ressaltou.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) começou há 17 anos no estado e é destinado a alunos das séries inicias até o 7º ano. As aulas têm duração de três meses.
No final do programa é feita uma redação com base em todo conteúdo estudado em sala de aula. “ Os relatos dos pais e professores são positivos, principalmente com a melhora dos hábitos dos estudantes”, finalizou a sargento PM Renata Tereza Brandão.