Mais um ponto viciado de descarte ilegal de lixo está sendo transformado em ponto verde. A área fica na Rua Fernando Gomes, no Bairro Sarinha Alcântara, lateral ao clube União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi). Por lá, as reclamações dos moradores eram frequentes. Para se ter ideia, somente nos 11 meses do atual governo, a Prefeitura de Itabuna, fez a limpeza do local, inúmeras vezes.

Para evitar o problema recorrente de acúmulo de lixo e de entulhos, equipes da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Sedur) e agentes de Educação em Saúde do Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma parceria, decidiram implantar pneus usados como jardineiras, os chamados pontos verdes.

A supervisora da equipe de Educação em Saúde de Combate à Dengue, Liciana Sandoval, explica que o local passou por limpeza geral, terraplanagem e os pneus coloridos vão dar um charme especial ao local, que receberá mudas de flores.

“Estamos fazendo tudo para dar uma nova imagem a este local que era visto como ponto de descarte ilegal de lixo e entulho”, explica a supervisora Segundo ele, a próxima rota de pontos verdes deverá ser na região dos bairros Califórnia e Nova Califórnia. Dessa forma, prossegue, “a gente evita a proliferação do mosquito Aedes Aegyti, causador de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus”.

Liciana lembra que muitos dos materiais descartados irregularmente pela população acabam se transformando em focos de proliferação de larvas do inseto. “Neste local, aqui do Sarinha, por exemplo, de nada adiantava a retirada do lixo e entulho acumulado, pois em menos de uma semana surgiam novas reclamações dos moradores. Agora, com esta nova intervenção a expectativa é de que a população conserve o espaço limpo”, conclui.