Portadores de Fibromialgia de Itabuna terão direito à carteira para atendimento preferencial

por Redação
4 comentários 1 minutos para ler

Portadores de Fibromialgia – doença caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono, memória e humor – terão atendimento preferencial garantido a partir do mês de maio, em Itabuna, mediante comprovação médica.

A norma, regulamentada por meio do Decreto de nº 2.550, de 12 de julho de 2021, ganha reforço com a emissão da carteira que identifica os portadores para que tenham direito ao atendimento preferencial nos diversos estabelecimentos comerciais, de serviços, públicos, etc. De acordo com o Decreto, o direito ao atendimento prioritário terá a mesma obrigatoriedade que já acontece com os idosos, gestantes e deficientes.

A norma diz, textualmente: “Ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas obrigadas a dispensar, durante todo o horário do expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de Fibromialgia”.

De acordo com a assistente social Pollyana Macêdo, do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela confecção das carteiras que serão disponibilizadas para os portadores da Fibromialgia. Segundo ela, pelo menos 80 pacientes já solicitaram sua carteirinha.

“O paciente deverá procurar atendimento no órgão emissor na Policlínica Municipal Dois de Julho, na Avenida Mário Padre, Góes Calmon. Ele deverá estar munido de RG, Cartão Nacional de Saúde, comprovante de residência, relatório médico e foto 3×4 para que possamos oficializar sua solicitação”, informa Pollyana Macêdo.

4 comentários

Joivana ferreira 13 de abril de 2022 - 22:36

Eu tenho uma carteirinha mas do municipal de itubera -ba eu posso ,ultiliza os serviços daí?

Responder
Priscila Ferreira 14 de abril de 2022 - 12:22

Deveria ter pra portadores de lúpus também…

Responder
Cristiane dos Santos fiel 15 de abril de 2022 - 19:24

Boa noite tenho fibromialgia.na policlínica municipal.so que perdi a data agora estou na fila única que demora só Jesus não tenho laudo ainda mas as receitas Cid enfim eu tenho até do psiquiatra

Responder
Cristiane dos Santos fiel 25 de abril de 2022 - 20:46

Tenho só receitas com Cid da fibromialgia é da psiquiatria como ainda não chegou a data da consulta pra pegar o relatório médico.tenho que esperar? Ou consigo com receitas

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.