Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, cuja data transcorre no dia 5, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) vai instalar um estande na Praça José Bastos no sábado, dia 3, das 8h30min às 11 horas para o recolhimento de materiais eletroeletrônicos quebrados em desuso.

Estarão sendo arrecadados diversos equipamentos eletroeletrônicos dentre os quais: monitores, geladeiras, fogão, freezer, baterias, pilhas, peças e acessórios para computador para o descarte correto pela A empresa Cicloteo, responsável pela gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, junto a com Associação Brasileira de Reciclagem (ABRE) e a Plataforma de Reciclagem Européia (ERP).

Toda a programação da Semana do Meio Ambiente enfatiza a necessidade de a população cooperar com os esforços do poder público, ONGs e instituições em relação ao descarte desses equipamentos e os impactos causados no meio ambiente. Nesta perspectiva, a SEAGRIMA tem parceria com o Programa Recicla Itabuna que desenvolve a coleta seletiva.

Além do estande, serão implantados mais 16 pontos de coleta somando-se aos dois já existentes para recolhimento de lâmpadas em desuso. “A parceria com a classe empresarial será decisiva para que tenhamos êxito, conforme a proposta inicial”, afirmou o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro.

PEDAL SOLIDÁRIO

A partir das 8 horas de sábado, a Prefeitura de Itabuna também vai arrecadar rações para cães e gatos que serão doadas para ONGs protetoras de animais durante a inscrição para a 3ª edição do Pedal Ecológico 2023, no Jardim do Ó (Praça José de Almeida Alcântara, onde será a com concentração.

“Para participar, basta levar 1kg de ração para cães ou gatos, no mínimo, ou ainda, kits de produtos de limpeza. Cada inscrito ganhará uma camisa do evento. Coordenado pela SEAGRIMA, o evento integra a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente que neste ano tem como tema ‘Bem-Estar animal e logística reversa’”, informa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima.

O encerramento da atividade ciclística será na Praça José Bastos, no centro da cidade.