Os estudantes da rede municipal de Itacaré dos anos finais do Ensino Fundamental estarão participando do Festival de Vídeo promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Viven, uma iniciativa que tem por objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de abordar uma questão social com a qual se identifiquem e queiram dar visibilidade por meio da produção de vídeos. Para participar do festival os alunos devem montar equipes com no mínimo três participantes e entrar em contato com o coordenador da sua unidade escolar.
Poderão participar os alunos do 6º ao 9º do Centro Educacional de Itacaré, do Instituto Paulo Ganem Souto, da Escola Antônio Raimundo e também da Escola Marieta. A partir de então os estudantes passam a fazer parte do desafio Videos for Change que oferece formação e orientação e ainda a oportunidade de fazer vídeos de 1 minuto sobre problemas que os afetam e os interessam, a exemplo do Covid 19, violência doméstica, racismo, sustentabilidade, segurança alimentar, bullying, discriminação e preconceito, dentre outros temas atuais.
De acordo com a secretária de Educação, Eliane Camargo, a proposta é incentivar o senso crítico, o interesse por temas da atualidade e ajudar os alunos a desenvolver habilidades de ativismo social. O desafio é desenvolvido em dez etapas sucessivas e crescentes que devem ser seguidas para a conquista do objetivo final.
O primeiro passo é formar a equipe, escolher o nome e a imagem do grupo de WhatsApp. Depois é preciso escolher o tema e a mensagem a ser trabalhada. A partir daí é necessário aprofundar o tema escolhido, por meio do Diagrama da Árvore e definir o formato, se será videoclipe, dramaturgia, animação ou outra modalidade. Também é preciso escrever o roteiro e desenvolver as habilidades técnicas por meio de vídeos tutoriais abordando arte, fotografia, animação e som, fornecidos pelo Desafio Videosfor Change. • Fazer o detalhamento de cena por cena usando a técnica de storyboard.
Vale ressaltar ainda que durante esse processo, os alunos desenvolverão o pensamento crítico, a capacidade de argumentação lógica e a empatia ao pesquisarem e buscarem evidências sobre o tema escolhido; ao organizarem-se em equipes para realização das tarefas; ao gerirem o tempo para realização das entregas; e, por fim, ao darem visibilidade a um tema social que os toca.
Os vídeos produzidos serão exibidos no site Festival de Itacaré, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e nas redes sociais, onde o público poderá escolher a sua produção preferida por meio do voto na categoria melhor vídeo. E a produção que obtiver uma maior quantidade de votos, será premiado com sua divulgação a nível internacional e comentado por celebridades. Os vídeos serão classificados pelas categorias: Melhor filme; Melhor tema/mensagem; Melhor roteiro; Melhor edição e Melhor câmera/filmagem.