A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, realizará dos dias 13 a 17 de junho, o Mega Mutirão de Saúde, evento em larga escala que visa prestar assistência à saúde de pacientes do município em fila de espera na Central de Regulação e na Rede da Atenção Primária. A expectativa é para cerca de 20 mil atendimentos em 20 tipos de especialidades.
Serão oferecidos na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso procedimentos médicos consultas com angiologista, endocrinologista, oftalmologista, cardiologista, e exames como Ultrassonografias, Ecocardiogramas, Eletrocardiogramas, além das cirurgias que constituem a última etapa devem acontecer agosto.
Desde ontem a noite que o fluxo da primeira etapa já foi iniciado pela equipe da Central de Regulação e prossegue pelas equipes da Atenção Primária, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.
Está em execução a busca ativa de pacientes em demanda reprimida de procedimentos no município, ou seja, pacientes que se encontram na fila de espera e cadastrados em seus respectivos postos de saúde.
Finalizada a busca ativa, os pacientes confirmados deverão comparecer ao posto de saúde mais perto de casa para cadastro e agendamento para o Mega Mutirão de Saúde. Nos atendimentos, serão solicitados exames que também acontecem no mutirão na segunda etapa.
Pacientes que necessitarem de cirurgia sairão do Mutirão já encaminhados e agendados para as cirurgias eletivas definidas pelos médicos, concluindo o ciclo de assistência à saúde do paciente com a terceira etapa.
O horário de agendamento dos pacientes no mutirão será sempre às 7h ou às 13h de segunda a sexta-feira. A documentação necessária é RG, CPF e cartão de agendamento concedido no posto de saúde.
Para consulta em algumas especialidades, será necessário levar resultado de exames de laboratório já viabilizados anteriormente pela Atenção Primária e Central de Regulação aos pacientes confirmados.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou que o Mega Mutirão de Saúde será um grande feito da gestão do prefeito Augusto Castro, pois o atendimento será em grande escala, oferecendo o ciclo completo de assistência à saúde, desde o agendamento à cirurgia. Além disso, também será oferecido tratamento de varizes para mulheres triadas, previamente, pela Atenção Primária.