A Prefeitura vai ampliar o programa Recicla Itabuna, a partir da instalação de novos pontos para o recolhimento de lâmpadas usadas e posteriormente também será feito o recolhimento de eletroeletrônicos. A temática foi discutida na manhã de hoje, dia 2, com representantes de entidades empresariais e a empresa Cicloteo, de Simões Filho, que será a responsável pela coleta e destinação das lâmpadas descartadas.
Durante encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas, o subsecretário de Planejamento e coordenador do Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, explicou a importância não só do projeto, implantado há pouco mais de um ano, como também sua ampliação e os inúmeros benefícios para o município aos dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), CDL e SINDICOM.
Ele adiantou que serão implantados mais 16 pontos somando-se aos dois já existentes para recolhimento de lâmpadas em desuso. A empresa Cicloteo, responsável pela gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, junto a com Associação Brasileira de Reciclagem (ABRE) e a Plataforma de Reciclagem Europeia (ERP), coordenara o processo.
O subsecretário esclareceu dúvidas, ao explicar como se dará a expansão do Recicla Itabuna, e garantiu divulgar as ações para que o projeto cumpra sua missão. “A parceria com a classe empresarial será decisiva para que tenhamos êxito, conforme a proposta inicial”, afirmou.
O diretor da Cicloteo, Oseias Teodoro, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Itabuna. Segundo
o município está um passo à frente dos demais por ter conseguido induzir a comunidade a participar de um projeto de grande relevância como a coleta seletiva, que evita que materiais em desuso sejam descartados adequadamente no aterro sanitário sem danos ao meio ambiente.
“Quando reciclado, todo esse material é reaproveitado e transformado em benefício para o próprio município, alcançando desde a questão ambiental ao social pela geração de emprego e renda para dezenas de famílias em várias comunidades”, explicou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy, afirmou que a iniciativa é um ganha-ganha. “Ou seja, a cidade ganha ao se livrar de um material altamente nocivo tanto para a população quanto para o meio ambiente e o lojista, que ao receber o material descartável poderá ganhar um possível cliente”, comentou.
Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Mauro Ribeiro, ressaltou a relevância do programa e garantiu apoio institucional para que a iniciativa da Prefeitura funcione bem e atinja todos os objetivos.
A empresária Elenise Velanes elogiou mais uma ação da Prefeitura ao ressaltar que os benefícios, segundo ela, são incontáveis. “Ações inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente são sempre bem-vindas. Por isso, nós abraçamos e participamos para que tudo dê certo,” concluiu.