O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 12, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, o diretor de Habitação, Maurício Mathias Morais, o procurador Geral do Estado, Paulo Moreno, e técnicos da companhia. Também participaram do encontro, o diretor de Habitação, Maurício Mathias Morais, e os secretários municipais Sônia Fontes e Almir Melo Júnior, do Planejamento e Infraestrutura e Urbanismo, respectivamente.
O encontro servir para detalhar os projetos de construção de 1.100 unidades habitacionais para as famílias que perderam suas casas nas enchentes do Rio Cachoeira e nas fortes chuvas na penúltima semana de dezembro no sul da Bahia. Também foi discutido o programa de recuperação da infraestrutura urbana da cidade que foi gravemente afetada pelas cheias, que deixaram rastro de destruição e mais de 3,5 mil desabrigados.
Segundo o prefeito, o governador Rui Costa (PT), com quem esteve em audiência no final da tarde de ontem (11) autorizou as obras e pediu celeridade na construção das novas moradias e na restauração das áreas devastadas pelas chuvas.
“Durante a audiência com o governador e técnicos do governo, apresentamos relatórios dos estragos que as chuvas causaram em Itabuna, além de projetos de reestruturação das partes afetadas pela enchente. Sensível aos problemas, ele pediu empenho de todos para iniciarmos, o quanto antes, a construção das habitações pelas necessidades das famílias e a melhoria das áreas castigadas pela maior cheia do Rio Cachoeira”, disse Castro.
Logo depois das fortes chuvas, o governador Rui Costa esteve em Itabuna e sobrevoou a cidade, juntamente com Augusto Castro, quando pode constatar o rastro de destruição causada pela cheia do Rio Cachoeira. A tragédia das chuvas deixou centenas de famílias sem casas, móveis, utensílios e eletrodomésticos. Cerca de 40% da área urbana foram inundados. O distrito de Itamaracá ficou praticamente isolado do município e 20 bairros foram diretamente atingidos.