A comunidade do Bairro Conceição participa às 18 horas desta terça-feira, dia 22, da entrega da Unidade de Saúde da Família Lavignia Magalhães que foi requalificada pela Prefeitura de Itabuna em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa) de Itabuna no âmbito do Programa Mais Médicos. A solenidade contará com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD), da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, secretários municipais, diretores, vereadores e convidados.
As obras de requalificação da USF incluíram revisão das instalações hidráulicas e elétricas, reparo no telhado, substituição de torneiras e lavatórios, pintura das paredes internas (com plotagem), dentre outras melhorias. Os bancos do jardim foram reformados e pintados e a área externa recebeu limpeza e poda de árvore.
A administradora da UBS Gabriele Silva Carmo comemora a reforma da estrutura física do prédio que há muitos anos necessitava de reparos e, principalmente a volta do atendimento odontológico, com a aquisição de nova cadeira e insumos para o consultório. Ela explicou que há dois anos o serviço de saúde bucal havia sido interrompido por causa de um vazamento, que danificou a antiga cadeira de dentista. “Quando chovia, isso aqui parecia uma lagoa de tanta água que caía do teto” , destacou.
A auxiliar de serviço bucal Geisa Nascimento Silva também confirmou a precária situação em que se encontrava a USF nos períodos de chuvas. Segundo ela, além de consultórios e corredores alagados, as paredes acumulavam mofo. “Ficávamos tristes todas as vezes que chovia, porque tínhamos que tirar muita água que escorria pelas paredes e piso”. Agora, Geisa se diz animada com a reforma e requalificação “pelas melhores condições de trabalho e de atendimento ao público”.
Moradora do Bairro Conceição, Cádma Arcanjo Matos é usuária da USF e não conseguiu esconder o contentamento ao se deparar com a melhoria visível após a reforma na unidade de saúde. “A gente precisa de atendimento médico e de vacina, como a dose de reforço contra o Covid-19. Vim aqui receber a imunização e fiquei feliz por encontrar essas mudanças nas instalações do posto”. Ela conclui afirmando que antes era constrangedor ver os funcionários retirando água pelos corredores.
O engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saúde Tiago da Silva Filho informou que, além da revisão de todo o teto, parte do telhado foi substituído completamente. A unidade recebeu mais três novas salas, uma destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “A gente era obrigado a se reunir do lado de fora da unidade”, disse um deles. Ele informou também que o banheiro destinado ao público também passou por reformas com o alargamento da porta e rampa de acessibilidade e a sala de vacinas foi ampliada.
A USF Lavignia Magalhães oferece atendimento nas áreas de ginecologia, pré-natal, curativos, clínica geral, pediatria, saúde da família, vacinação para adultos e crianças e odontologia. Segundo a administradora, pelo menos 300 pessoas são atendidas diariamente, a maioria moradores dos bairros Conceição, Vila Zara e Góes Calmon. Gabriele informou que a USF também leva atendimento às famílias que residem em áreas rurais próximas a Itabuna situadas à margem direita do Rio Cachoeira.
A diretora do Departamento da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, informou que com a entrega da unidade de saúde do Bairro Conceição, aumenta para oito o número de UBSs e USFs reformadas. São elas: UBS Moise Haje, Roberto Santos, Amália Lessa, Corbiniano Freire, Fátima II, e Mário Peixoto, que foi entregue na noite de ontem.“Desde quando assumiu o comando do município, o prefeito Augusto Castro garantiu priorizar a saúde em Itabuna, uma missão que vem sem cumprida rigorosamente, com atenção especial às unidades básicas e de saúde da família, consideradas as portas de entrada para a promoção da saúde pública em nossa cidade”, afirmou a diretora da Atenção Básica.