Por meio da ação de várias equipes, com o suporte de pás carregadeiras e caçambas, a Prefeitura de Itabuna efetuou na manhã desta quarta-feira, dia 27, uma operação de remoção de mais de 30 mil quilos de lixo e de entulhos descartados em locais inapropriados em toda a cidade. A ação de combate aos “pontos viciados” necessita contar com o apoio da população, como enfatiza o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Francisco de Sousa Lino Filho.Segundo ele, nos locais onde há diariamente a coleta domiciliar as pessoas precisam descartar o lixo pelo menos uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores. “Muita vezes, por não conseguir adequar seus horários cotidianos à passagem dos veículos da empresa responsável por este serviço, há o descarte em terrenos baldios, nas ruas, avenidas ou outros espaços públicos o que acaba prejudicando toda a comunidade”, diz Sousa Lino.
Este é o caso que se registra semanalmente na Travessa Querubim Oliveira, no Pontalzinho, onde há contaminação do meio ambiente, ação de animais que destroçam os sacos de lixo e sujam tudo, além da criação vetores para roedores e animais peçonhentos. “Os moradores da área precisam cooperar com os esforços da limpeza pública, pois há coleta domiciliar diária de lixo pelos caminhões compactadores”, reafirmou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pelegrini.
O mesmo fato acontece às margens do semianel rodoviário de onde somente nesta quarta-feira haviam sido removidas até as 11 horas mais de 20 mil quilos de entulhos e lixo. “A gente espera a contribuição de todos no trabalho de manter a cidade limpa. É preciso conscientização das pessoas que atuam no transporte de entulhos e dos bairros e comunidades. Numa cidade limpa, as pessoas adoecem menos e têm vida saudável”, finaliza Pelegrini.