A primeira semana (1 a 7 de janeiro) de 2019 se encerrou com uma queda de 21% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que correspondem aos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte. Em Salvador e Região Metropolitana a polícia contabilizou 26 casos este ano, enquanto em 2018 registrou 33. Em números absolutos foram sete mortes a menos na comparação do mesmo período.
Os números seguem a tendência de 2018 que terminou com redução de 11,5% na Bahia, menor dos últimos seis anos. “Ao contrário do que alguns falam, mesmo sem acompanhar de maneira séria o trabalho da polícia, fechamos o ano passado com uma grande diminuição dos crimes contra a vida e iniciamos 2019 no mesmo ritmo”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
Lembrou ainda que o bom desempenho é mérito do trabalho realizado pelas polícias Militar, Civil e Técnica com ações preventivas e investigativas. “Em 2019 teremos um grande desafio, haja vista a redução no ano anterior, mas empenho não faltará”, garantiu Barbosa.