Trabalhar habilidades específicas necessárias à atividade de reciclagem para melhorar o beneficiamento e a diferenciação de materiais coletados. É com este objetivo que será ministrada uma oficina nesta quinta, 19, na sede da Associação Centro Educacional de Ação Integrada (Aceai), em Ilhéus. Direcionada a membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), a atividade tem início às 13h e conta com a participação da palestrante Priscilla Costa.
Com vasta experiência na área de resíduos sólidos, Priscilla Costa é embaixadora Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil e embaixadora da Juventude Lixo Zero pelo Zero Waste Youth. Serão abordados pontos como separação, armazenamento e prensa de resíduos com compartilhamento de informações sobre todas as etapas do processo de reciclagem aliando conteúdos teóricos e práticos.
Os catadores e catadoras contarão também com a presença das biólogas e integrantes do Pró-Catador, a coordenadora Lorena Nascimento e a técnica Mariana Xavier que contribuirão com conhecimento na área de educação ambiental.
Catadores urbanos dos municípios atendidos que se interessarem na formação podem entrar em contato pelo telefone (73) 98891-6954. Serão realizados outros encontros nas outras cidades posteriormente.
O PRÓ-CATADOR
O Pró-Catador Rede Sul tem atuação em Itabuna e outros seis municípios do Sul da Bahia com capacitações para catadores de materiais recicláveis fornecendo-lhes apoio teórico técnico – tanto aos catadores organizados, quanto aos não organizados. Com a chancela da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto tem gestão do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul e agrega equipe multiprofissional de biólogos, assistente social, professor de educação física, contador, advogado, designer, jornalista e técnicos especializados em rotina de cooperativa de resíduos sólidos.
A execução se dá nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro onde terá um acompanhamento e valorização dos profissionais que atuam na área de reciclagem. O acompanhamento é semelhante ao que já é realizado pelo Cesol que atende associados da região gerando renda e condições dignas de trabalho. O público atendido pelo projeto também receberá kits de apoio, EPIs (calda de brim, camisa de brim, bota, luvas, filtros) e maquinários (para cooperativas consolidadas).