A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizou em parceria com o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), na quarta-feira, dia 15, o “Seminário Processo de Cuidar”.

Voltado para alunos do mestrado em enfermagem da UESC e enfermeiros coordenadores da assistência da unidade hospitalar, o seminário aconteceu no auditório do Hospital de Base e trouxe como tema central o “Núcleo de Segurança do Paciente”.

 

De acordo com a professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Família da UESC, Soraya Santiago dos Anjos, o objetivo do foi discutir a segurança do paciente como uma política que tem sido desenvolvida no Brasil e o papel do mestrado profissional em enfermagem como um espaço, não só de discussão acadêmica, mas de produção de elementos que ajudam na qualificação dos serviços.

“Estar no Hospital de Base é uma demonstração do papel da Universidade Estadual de Santa Cruz na articulação ensino/serviço e o fortalecimento na qualificação”, declarou.

Em formato de mês- redonda, o Seminário abordou o tema a “A Formação do Profissional em Saúde e o Fortalecimento da Segurança do Paciente” e contou com a participação da coordenadora do Núcleo da Qualidade Hospitalar, Nathália Azevedo e do coordenador geral de Enfermagem do Hospital de Base, Eduardo Oliveira.

A professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Ana Karine Brum, compartilhou a sua experiência na área de segurança do paciente, por transmissão online. O evento contou ainda com a presença da professora Roseane Montargil da UESC.

O diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., destacou que o hospital ganha muito com essas parcerias institucionais. “O conhecimento reflete no atendimento que prestamos os pacientes. Então, trazer conhecimento para nossos colaboradores é trazer soluções para os nossos pacientes”, completou.