Professores de três universidades estaduais baianas paralisaram as atividades nesta quinta-feira, 30. De acordo com a deliberação da categoria nas assembleias docentes, a paralisação ocorrerá na Uesc, Uesb e Uefs. Na Uneb, a categoria optou por não paralisar as atividades. O dia será marcado também pelo protocolo da pauta de reivindicações 2024 do movimento docente. Representantes sindicais de todas as instituições protocolarão na governadoria e secretarias do Estado o documento que expressa as principais bandeiras de luta da categoria. O protocolo da pauta acontecerá a partir das 9h, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A pauta de reivindicações 2024 foi um documento elaborado pelo Fórum das Associações Docentes Baianas a partir das discussões em assembleias. Na avaliação do movimento docente, os principais itens que norteiam a construção da pauta esse ano é a reafirmação da denúncia e exigência do descaso do governo em relação ao avanço da negociação, que inclui pontos como a reposição das perdas salariais, respeito aos direitos trabalhistas e financiamento para as Universidades Estaduais da Bahia.

“Todo final de ano fazemos esse movimento de protocolar a pauta de nossa categoria para o governo. Esse ano optamos por fazer isso ao mesmo tempo em que acontecem atividades de paralisação e mobilização da nossa categoria nas universidades. A decisão de fazer dessa forma tem a ver também com o fato da insatisfação de nossa categoria crescer cada vez mais. Atravessamos um histórico de desvalorização da carreira docente e das universidades estaduais”, disse Elson Moura, coordenador da Adufs e do Fórum das ADs.

Na tarde dessa quinta, as Associações Docentes se reunirão na sede da Aduneb para fazer uma avaliação do ano e debater os próximos passos da luta em 2024.

Confira a programação completa das mobilizações com atos locais que acontecerão nas universidades.

UESC
Haverá panfletagem, carro de som e mingau, além do fechamento dos portões. Só será permitida a entrada de pedestres, veículos ficarão do lado de fora.

UEFS
A mobilização local será com um mesa no Novembro Negro tratando do tema “Saúde Mental e Garantia de Direitos da População Negra”, com a docente Luizane Guedes Mateus, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mediação da diretora da Adufs, professora Valdilene Gondim. Às 09 horas, no PAT 40 (Módulo 4).

UESB
Haverá fechamento de portões com café da manhã em todos os campi com a seguinte programação.

Vitória da Conquista: Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 7h30. Atividade cultural com o artista Thales Dourado, apresentando voz e violão, a partir das 17h30.

Itapetinga: Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 8h. Atividade cultural com o artista Tony Carvalho, apresentando voz e violão, a partir das 08h. Aula pública “Movimento Docente e Movimento Discente e a Universidade Pública”, com professor Edilson Ferreira Batista, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB (DCEN) e Diretor Financeiro da ADUSB – Regional Itapetinga.

Jequié: Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 8h. Atividade cultural com o artista Agton, apresentando voz e violão, a partir das 08h.

UNEB
Protocolo da pauta 2024 junto ao Fórum das ADs, a partir das 9h no Centro Administrativo da Bahia.
Reunião do Fórum das ADs às 14h.