Na tarde da última segunda-feira (24), aconteceu a aula inaugural da 10ª Turma do Projeto Jovem Social, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus. A iniciativa tem como objetivo principal promover aos jovens ilheenses conhecimento técnico com incentivos à profissionalização, ingresso no mercado de trabalho de forma autônoma, rentável e segura. A aula inaugural reuniu pais, responsáveis e profissionais que participam da formação dos alunos.
Durante cinco meses, os jovens têm cursos e práticas de Manutenção de Celular, Tecnologia Informação, Barbearia, Administração e Empreendedorismo, Trancista, Arte Culinária, Fotografia, Linguagem e Comunicação, Xadrez, Artes Cênicas, Psicossocial, Diálogo com a Juventude e a Polícia Militar da Bahia (PMBA).
De acordo com Edlena Vaz Lins, que estava representando o secretário de Promoção Social, Rubenilton Silva, “essa é uma oportunidade para os jovens se inserirem no mercado de trabalho e terem condições de gerar sua própria renda”, disse.
“Estamos muito felizes de iniciar mais uma turma do Projeto Jovem Social. Esse é um momento de agradecer a confiança das famílias e dos estudantes e desejar sucesso para toda equipe e alunos”, destacou Dra. Brandini, do Ministério Público do Trabalho.
“É uma imensa alegria iniciar mais uma turma do Projeto Social. Acompanhar os alunos é um divisor de águas, pois eles saem confiantes e seguros para o mercado de trabalho”, destacou a promotora de Justiça do Estado da Bahia, Dra. Maria Amélia. Os alunos fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/ Medidas e PAEFI), da Rede Acolhimento e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
O projeto é uma realização do Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público do Trabalho (MPT), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Associação Padre Paulo Tonucci, Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Head Estágios e Polícia Militar do Estado da Bahia.