As movimentações de bastidores no PT de Itabuna não param. O pós-carnaval está agitado e a novidade é o afunilamento que se desenha em torno do nome do ex-prefeito Geraldo Simões, que deve ser o indicado do PT para a disputa da sucessão municipal.
O entendimento do presidente Lula de que o partido deve reforçar suas posições nos municípios, especialmente nos de médio a grande portes, vai dando a linha das negociações de bastidores.
As conversas envolvem a cúpula petista na cidade, o ex prefeito Geraldo Simões, o deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Agrário, Josias Gomes, e o deputado estadual Rosemberg Pinto, além de Everaldo Anunciação, dirigente nacional do partido. Rosemberg chegou a confirmar, em entrevista ao programa Bom Dia Bahia, de Ederivaldo Benedito, que teria uma conversa com Geraldo ainda hoje.
Dessa forma o tabuleiro da sucessão em Itabuna começa a tomar contornos mais definidos. Por outro lado, sinaliza à população quais os reais nomes que podem vir a disputar a Prefeitura e ajuda, inclusive, nas conversas de Geraldo com a frente de partidos de centro-esquerda que fazem parte da base do governo Rui Costa.