Em uma live no YouTube, no canal da TV PT Itabuna, o Partido dos Trabalhadores lançou, na manhã desse sábado (8), a plataforma que vai acolher as propostas do Programa de Governo Participativo (PGP). A reunião teve a participação do pré-candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões, e da equipe de coordenação do programa – Célia Watanabe, Valter Nascimento e Jorge Almeida.
A plataforma do PGP está abrigada no site wwww.programadegovernopt.com.br/itabuna e poderá ser acessada por todos que pretendam contribuir com propostas a serem implementadas por um eventual governo de Geraldo Simões, mas também por quem queira conhecer o que está sendo discutido para o futuro da cidade.
O pré-candidato Geraldo Simões destacou a importância da escuta popular para a construção de seu programa de governo. “As demandas são muitas. Vamos precisar ouvir a nossa população para nós ajudar a formatar um plano de governo que contemple as necessidades de todos, na educação, saúde, cidadania, meio-ambiente entre outros temas. Essa plataforma será de grande importância para essa construção”, observou Geraldo.
A partir de agora, nos próximos quatro sábados, serão realizadas reuniões virtuais setorias, que irão discutir os três eixos principais do PGP – Desenvolvimento econômico e infraestrutura; Desenvolvimento social e cidadania; e
Gestão ética, eficiente, participativa e transparente. Toda discussão passará pela plataforma e as reuniões serão transmitidas pela TV PT Itabuna, no YouTube.
A live de lançamento, com o tema “Economia Solidária”, teve ainda uma palestra do ex-secretário adjunto da Secretaria Especial da Economia Solidária, nos governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016), Roberto Marinho. Ele saudou a decisão do pré-candidato Geraldo Simões de colocar o tema da economia solidária no centro do debate político, nessa pré-campanha. Ele lembrou das ações que já foram realizadas nos governos do PT em Itabuna, com o ex-prefeito Geraldo Simões, citando, inclusive, a experiência do Banco do Povo.
Como será
O PGP virtual tem como premissas principais envolver o maior número de pessoas na sua elaboração; acolher as demandas populares para a sistematização do Programa de Governo do Partido dos Trabalhadores, que será registrado na Justiça Eleitoral; debater com especialistas em cada área e elaborar propostas para o município, considerando o cenário de crise sanitária em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. “Ao final, vamos propor programas e ações para uma gestão democrática e eficiente pautada no modo petista de governar”, afirma o presidente municipal do PT, Jackson Moreira.