O pré-candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões, declarou, em uma live com o também pré-candidato (a vereador, em Ilhéus) Jerberson Josué, na noite de segunda-feira (24), que em seus dois governos (1993-96 e 2001-04) a Educação em Itabuna chegou a ser reconhecida como a melhor da Bahia. “Quero recolocar Itabuna nessa posição de destaque novamente, como a melhor Educação da Bahia”, garante.

Geraldo disse que essa mudança precisa começar pela relação da prefeitura com os professores e demais profissionais da Educação. “Ao mesmo tempo, vamos organizar essa área, com o que de melhor tivermos em termos de propostas pedagógicas e, também, cuidando da retomada da matrícula. Percebo que para funcionar bem, a educação precisa de uma relação de confiança entre pais, gestores e educadores. Quando a mãe não acredita na qualidade da educação que o município está oferecendo a seu filho, já se perde muito do que poderíamos ter de resultados nessa área”.

O pré-candidato emenda que essa percepção da confiabilidade da gestão se estende a todas as áreas do serviço público, embora o reflexo negativo seja primeiro sentido na educação. “Qual a confiança que essa Educação inspira hoje aos itabunenses? Greve por cima de greve, ano letivo que não se sabe quando termina um para começar o outro, crianças avançando sem a garantia de que adquiriram ou desenvolveram todas as habilidades e competências exigidas pela LDB. Está muito ruim e nós vamos melhorar”.

Geraldo diz também que a Educação precisa se apropriar das novas tecnologias da informação como ferramentas para a construção dessa relação ensino-aprendizado de forma efetiva, dentro do que preconiza o grande educador Paulo Freire. “Os professores sabem que a pedagogia mais moderna e completa ainda é a ensinada por Paulo Freire. E seu principal ensinamento vai ser posto em prática nesse novo momento, a partir dessa pandemia e com as novas tecnologias: ensinar aprendendo e aprender ensinando”.

Informações do Ipolítica