Depois de ter anunciado apoio à festa do guaiamum, que seria realizada nesse fim de semana na região da Juerana, na Zona Norte de Ilhéus, a prefeitura voltou atrás e cancelou o evento. Segundo o secretário do Turismo, Paulo Moreira, a Associação de Moradores atropelou o processo e decidiu fazer a festa "de forma amadora, escolhendo atrações e parceiros do seu interesse pessoal, como se o evento não fosse uma iniciativa do governo municipal".

O presidente da associação, Paulo Emílio, reclamava ontem que a prefeitura havia abandonado o evento à própria sorte, se negando a dar apoio logístico e a encampar a sua realização de fato. Anteontem, a prefeitura de Ilhéus havia divulgado release à imprensa chamando a festa para essa sexta-feira, com o secretário Paulo Moreira elogiando o evento e destacando sua importância para o turismo ilheense. Já hoje, as desavenças voltaram à tona.

O festival agora não tem data para acontecer, e os moradores e comerciantes locais – além dos visitantes, qua já haviam se programado – vão amargar novamente os prejuíszos causados pela disputa de paternidade da festa.

Ontem, o Pimenta divulgou uma nota em que expunha todas as rusgas entre a associação de moradores e a secretaria do Turismo (leia aqui). Um dia depois, o secretário manda cancelar a festa alegando falta de amparo legal para a participação da prefeitura (clique aqui e veja a versão oficial da prefeitura). Uma pena que as coisas ainda se dêem dessa forma no turismo da rica e bonita Ilhéus.