O supervisor nacional do Imposto de Renda da Secretaria da Receita Federal, Joaquim Adir, confirmou que as consultas do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010, serão abertas na próxima segunda-feira (8). O Fisco ainda não informou, porém, quantas pessoas estarão incluídas neste lote, e nem o valor das restituições.
Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet, ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 15 de agosto. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.
No primeiro lote do IR deste ano, pago no dia 15 de junho, 1,5 milhão de contribuintes foram contemplados. O valor do pagamento foi de R$ 1,9 bilhão. Por conta do Estatuto do Idoso, o primeiro lote contemplou, principalmente, pessoas com mais de 60 anos (1,3 milhão de idosos). Já no segundo lote, pago em junho, foram contemplados 1,64 milhão de contribuintes, no valor de R$ 1,9 bilhão em restituições.
A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.