A chegada da estação mais quente do ano também costuma aquecer o comércio local. E para aproveitar a oportunidade, além de receber bem os turistas que chegam a Ilhéus por meio de cruzeiros, a economia solidária exibirá os produtos feitos no território Litoral Sul, incluindo alimentos, bebidas e artesanatos. O próximo receptivo será no dia 26 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus.
A temporada de cruzeiros é oportuna para os diversos empreendimentos econômicos solidários que são integrados e conduzidos majoritariamente por mulheres – muitas dessas mães solo – que veem na economia solidária uma fonte de geração de renda, de troca de conhecimentos e emancipação feminina.
Os grupos socioprodutivos devem expor e comercializar centenas de itens produzidos em mais de 26 municípios do território Litoral Sul Baiano que agregam a identidade e cultura da região em peças únicas e artesanais, além de bebidas e alimentos derivados do cacau, a exemplo de chocolates, nibs, mel de cacau, geleias, doces, cacau em pó, melaço de cacau, entre outros.
São associações, cooperativas e grupos organizados que contam com assistência técnica de inclusão socioprodutiva oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do território Litoral Sul. Por meio desse acompanhamento são feitos melhoramentos em rótulos dos produtos, bem como na própria produção das iguarias que são aprimoradas a partir de formações de manipulação de alimentos e boas práticas, além de oficinas voltadas para o setor do artesanato.
O Cesol é parte da política pública de economia solidária do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que fomenta em 15 territórios de identidade do Estado a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento dessa outra forma de geração de renda pautada em valores como a solidariedade, a autogestão, o preço justo e a sustentabilidade.