Onze projetos da rede estadual de ensino da Bahia foram selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025, um dos maiores eventos nacionais voltados para a ciência e tecnologia na Educação Básica. A conquista, anunciada durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, é resultado de um trabalho coletivo entre estudantes, professores e a Secretaria da Educação (SEC), que vem investindo continuamente na formação científica e tecnológica dos jovens baianos.

As propostas, desenvolvidas ao longo do ano letivo, refletem o protagonismo estudantil na busca por soluções inovadoras para desafios locais e globais. Da sustentabilidade ambiental à tecnologia aplicada à saúde, as iniciativas evidenciam o impacto transformador da educação pública e a importância de fomentar a iniciação científica como alicerce para o desenvolvimento social e econômico.

Como aconteceu com os alunos Christian dos Santos Leal Ferreira e Guilherme Gaspar do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, do município de Candeias, que foram orientados pela professora Hevelynn Franco Martins no desenvolvimento do projeto “Futuro sustentável: Estudando alternativas através da utilização da abordagem STEAM no desenvolvimento de protótipos de energia renovável para auxiliar no enfrentamento das mudanças climáticas”.

O estudante Christian dos Santos não esconde a alegria: “Ser finalista da Febrace é um sonho que parecia inalcançável. Ver o projeto que construímos com tanto esforço voar para a maior feira de ciências do Brasil é muito gratificante. Estou muito feliz e grato com essa oportunidade. Uma experiência incrível. Só tenho a agradecer, principalmente, a nossa orientadora por ela nos motivar tanto a trabalhar com iniciação científica, com tanto prazer, nos oportunizando vivências que jamais sonhamos que seria possível”.

Esse avanço é fruto do compromisso da SEC em criar condições favoráveis para que os estudantes da rede estadual explorem o universo da ciência. O investimento em infraestrutura escolar, incluindo laboratórios modernos, na formação de professores e no suporte logístico para participação em eventos científicos demonstra o papel estratégico da Educação como motor de inovação.

“O incentivo da Secretaria de Educação tem sido fundamental para que consigamos avançar os muros fora da escola com os nossos alunos e com os projetos de iniciação científica. O apoio da gestão escolar também é importante para que consigamos tantos êxitos no que eu mais me orgulho de falar: a mudança de vida dos nossos alunos”, revela a professora Hevelynn Franco, que também está concorrendo ao Prêmio de Professor Destaque na Febrace.

A professora Pachiele da Silva Cabral, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, do município de Araci, também expressou sua alegria. “Como professora, é uma imensa alegria e um privilégio ver nosso projeto Absorventes Biodegradáveis ser selecionado como finalista na Febrace. Essa conquista é resultado de muito trabalho, dedicação e do esforço coletivo dos estudantes. Nossa proposta de criar um absorvente sustentável, que além de ser biodegradável, possui propriedades benéficas para a saúde feminina, representa o compromisso em unir ciência, inovação e responsabilidade social e ambiental”, ressaltou.

Sobre a Febrace – É um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo entre estudantes da Educação Básica. Realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP), a feira oferece um espaço único para jovens apresentarem projetos investigativos, interagirem com pesquisadores e ampliarem suas possibilidades acadêmicas e profissionais. A Febrace valoriza o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios da sociedade.