Dezenas de estudantes matriculados nas diversas modalidades educacionais oferecidas no Conjunto Penal de Itabuna, bem como os reeducandos que participam de outras atividades laborativas no Centro de Ressocialização, estão sendo acompanhados por oftalmologista e em breve receberão seus óculos.

A iniciativa, autorizada pela Direção do Conjunto Penal e realizada pela empresa Socializa, busca auxiliar aqueles internos que estão em atividades laborativas, educacionais e as terapêuticas e ocupacionais, que apresentem necessidade do uso de óculos de grau para sua completa integração, em busca da ressocialização e reintegração produtiva no mundo exterior após o cumprimento de suas penas.

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, destaca essa ação como resultado da observação constante das condições dos reeducandos e das discussões realizadas com as escolas públicas que atuam na unidade, bem como com os órgãos da Execução Penal. “Buscamos orientar nossa gestão ouvindo as forças vivas da Execução Penal, e isso explica os avanços que temos visto em diversas áreas, especialmente na ressocialização por meio da educação e do trabalho”, afirma Dutra.

A responsável técnica pelo Posto de Saúde Penitenciário no Conjunto Penal de Itabuna, enfermeira Jeniffer Soares, afirma que todas as consultas foram reguladas e realizadas pelo SUS. “Este é um grande avanço, porque reafirma a integração entre os entes públicos, na garantia da saúde dessas pessoas privadas de liberdade como um direito universal. Após a prescrição, a Socializa vai fazer a aquisição dos óculos, garantindo também a efetividade do trabalho demandado pela Direção, após a nossa sinalização”, observa a enfermeira.