O objetivo é não dar sopa ao azar, entrar em clima de já ganhou ou coisas do tipo. Quanto mais se aproxima o dia 3 de outubro, o candidato a deputado estadual Renato Costa corre os trechos, em busca de votos.
Nas rodas de conversas e nas sondagens de opinião por institutos de pesquisas locais, o homem é "pule de 10 para a Assembleia Legislativa". "Essa simpatia do povo só me faz querer lutar mais. Eleição ganha, só no voto", declara.
Nesse fim de semana, por exemplo, o homem foi a Ilhéus, no sábado, onde fez corpo-a-corpo na Feira do Malhado e no comércio do Centro. Depois, à noite, já em Itabuna, recebeu apoios em reunião do Rotary Club Itabuna Sul.
No domingo, visitas a Ibicuí e Iguaí, com direito a disputa com o prefeito para garantir a realização de um jogo, entre o Esporte Clube Bahia e o Ipitanga de Iguaí.
O homem chegou a tentar impedir a realização do jogo, que era em benefício das obras da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas um mandado de segurança garantiu a partrida, que foi promovida por Renato Costa e pelo deputado federal Marcelo Guimarães Jr.
"No fim, venceu a democracia. Valeu a luta do time e da comunidade, que não aceitou a imposição de poderosos", afirmou Renato. Isso fora de campo, porque nas quatro linhas, o Baêa venceu por 5×1 o Ipitanga.
Em Ilhéus, Renato Costa ouviu eleitores e garantiu lutar pela região – Foto: Ari Rodrigues