O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Mauro Ribeiro, comemorou o resultado da reunião desta quinta-feira, 7, no escritório da Promotoria Regional, no qual os representantes das secretarias de Segurança e Ordem Pública, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) se comprometeram em promover ações em conjunto nos próximos 45 dias, visando organização efetiva do comércio de Itabuna.
“É um passo importante para a resolução de um problema complexo. E hoje, nessa reunião foi um pontapé inicial, onde a prefeitura e todos os seus representantes se mostraram bastante interessados em solucionar esse problema. Com a criação desse cronograma de um plano de ação, tenho certeza que será mais rápida a solução para criar um ordenamento do comércio, não só informal, mas também formal”, destacou Mauro.
A reunião foi uma solicitação da ACI, e também das entidades presentes, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Itabuna e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), feita ao Promotor de Justiça, Rafael Lima Pithon, que está atuando como mediador das instituições, na busca de uma solução viável para a organização do comércio na avenida Cinquentenário, Praça Adami e Calçadão da Ruy Barbosa.
O secretário de Segurança e Ordem Pública (Sesop) Humberto Mattos disse que estará apresentando, até o prazo de 90 dias, um plano de ação para a realocação dos vendedores ambulantes para um espaço definitivo no centro da cidade. “Nós temos uma preocupação e um cuidado para com as pessoas. O prefeito Augusto Castro está buscando uma alternativa viável para essas pessoas que estão buscando o seu “pão de cada dia” para sua família, e possa ter um espaço alternativo propício para a venda do comércio informal”, declarou Humberto.
A reunião contou ainda com a presença do procurador do município, Antônio José Brandão Calhau, representando o jurídico da Settran, Hanna Luisa Lemos, Thiago Vinícius André, representando o setor jurídico da Secretaria de Ordem Pública, o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Othon Dantas, e Wandressa Souza, representando o setor jurídico da ACI.