As duas calçadas da revitalizada avenida do Cinquentenário, que deveriam ser as vitrines da milionária obra do centenário de Itabuna, não dão mostras de que vão resistir seis meses. Aliás, a grande torcida é para que resistam até o período natalino, quando o comércio esperar faturar alto, depois de ter amargado, em 2009, vendas baixas devido à crise financeira internacional – não foi diferente esse ano, no período junino, com as obras na principal artéria comercial da cidade.
Mas, a julgar pelo estado em que os passeios das lojas se encontram, em alguns trechos, não dá, sequer, para ter esperanças de que as pedrinhas neo-portuguesas resistam até o Dia das Crianças, outra importante data para o comércio. Por coincidência, é para quando a Caixa promete fazer o repasse do financiamento da obra – após o período eleitoral e se o projeto for totalmente aprovado.
Veja, abaixo, alguns exemplos do que está ocorrendo com o piso, que tem base de areia e nenhuma impermeabilização. Com a fuga da areia da base, apenas com as chuvinhas de inverno, as pedras estão cedendo em vários pontos. Não é bom nem pensar em como ficará aquilo com as chuvas de verão.
As fotos são do repórter fotográfico Jorge Bittencourt