O Restaurante Popular de Itabuna, será reaberto nesta sexta-feira, 14, a partir das 11 horas, após quatro anos fechado.
O imóvel passou por reforma, depois de ter sido alvo da ação de vândalos, que levaram fios de cobre, torneiras, um compressor e um motor de um refrigerador industrial.
Para reabrir a unidade, a reforma seguiu as orientações da Coordenadoria da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária do município e ainda do Corpo de Bombeiros que pontuaram algumas necessidades mais urgentes: requalificação do teto, para conter as infiltrações, reposição do piso e das instalações elétrica e hidráulica e pintura externa e interna para a reabertura.
O secretário da Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, afirma que Restaurante Popular é um importante instrumento para execução de políticas públicas nutricionais e de segurança alimentar no município, embora não seja a única.
Ele destaca que a reabertura da unidade é compromisso do prefeito Augusto Castro para atender às pessoas em vulnerabilidade social ou atuam no comércio e serviços e terão refeições a R$ 3 de segunda a sexta-feira, entre as 11 e 14 horas.
A unidade será capacitada para oferecer até 600 refeições nutritivas diárias para a população em situação de vulnerabilidade social. A atividade caberá à empresa Célia Marina Dias dos Santos (J.S. Restaurante), de Vitória da Conquista, vencedora da licitação.
Com o histórico de incêndio, danos e furtos, o Restaurante Popular, na Rua São Vicente de Paula, foi reaberto em 2013, após reparos nas instalações, sendo fechado, em 2015, devido um incêndio causado por ações de vândalos e depois, em 2019, pela gestão anterior. Agora, está pronto para receber as pessoas com conforto, segurança e qualidade na alimentação oferecida.