Representantes da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria Jurídica do Município foram a Salvador nesta sexta-feira (10) com a finalidade buscar uma solução para o bloqueio contínuo de verbas para o pagamento de precatórios trabalhistas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 5ª Região.
Entretanto, a audiência para tratar do assunto foi inviabilizada em função do Pleno da 5ª Região ter se reunido para escolher e empossar a nova vice-presidenta do Tribunal, desembargadora Maria Adna Aguiar do Nascimento, em substituição à desembargadora Delza Karr, recentemente aposentada.
O atraso na análise do processo de desbloqueio poderá trazer sérios transtornos para o pagamento da folha dos servidores e também dos fornecedores. Caso o sequestro dos recursos municipais seja mantido haverá comprometimento na prestação de serviços, inclusive os essenciais realizados pela Prefeitura.
De janeiro até agosto deste ano, o Município de Ilhéus já realizou o pagamento de precatórios trabalhistas de cerca de R$ 5 milhões. O sequestro autorizado esta semana atingiu diversas contas do Município, inclusive em recursos destinados ao pagamento de pessoal, cheques de fornecedores e outras obrigações da Prefeitura.