A rodada de negócios promovida pelo Sebrae Bahia, em outubro, em São Paulo, continua rendendo bons frutos para os empreendedores de chocolate do Sul da Bahia. Realizada como parte do projeto Cacau Derivados, a iniciativa teve como objetivo aproximar pequenas e médias empresas do mercado nacional, promovendo conexões comerciais estratégicas e fortalecendo a presença das marcas baianas no setor.
Para a empreendedora Sheyla Andrade, da marca Simplicitude Chocolates, a experiência superou as expectativas. “Foi nosso primeiro contato com compradores de São Paulo, um mercado super estratégico para a gente. Fui mais pela experiência, sem sentir que estava totalmente preparada, mas acabou sendo muito produtivo – tanto que conseguimos fechar uma venda”, conta. A negociação gerou um faturamento inicial de R$ 1.310,00, e, segundo Sheyla, foi essencial para o amadurecimento comercial da marca. “Esse tipo de iniciativa faz toda a diferença para pequenos negócios”, afirma.
A Capela Velha Chocolates, representada pela Tais Lorentz, também saiu fortalecida da missão. “A rodada de negócios é sempre interessante, independentemente de fechar parcerias ou não. É uma oportunidade de atualizar com as tendências de mercado, saber o que o consumidor procura e nos adequar”, destacou. Apesar de ter fechado apenas um contrato comercial, Tais considera a participação produtiva e valorizou o suporte recebido. “Acho a atenção que recebo do Neorley impecável. Sempre muito disponível e atencioso. ”
Já para a Chocolate do Ju, a missão foi determinante para alcançar novos patamares. Segundo Ju Arleo, a ação viabilizou o acesso a mercados que seriam inacessíveis sem o apoio do Sebrae. “A gente conseguiu ir até os compradores, explicar nossos diferenciais e mostrar que por trás de uma simples barra de chocolate existe uma história de legado familiar e de preservação ambiental”. A marca fechou negócios com uma empresa de Brasília, com previsão de faturamento em torno de R$ 8 mil, além de alinhar um contrato com uma empresa paulista, ainda em fase inicial.
“Os depoimentos evidenciam que, mesmo com diferentes níveis de preparo e resultados comerciais, os empreendedores compartilham a percepção de que a rodada foi uma experiência transformadora. O evento não apenas proporcionou visibilidade às marcas, mas também promoveu aprendizado sobre o funcionamento do mercado e ampliou a confiança dos participantes”, concluiu o gestor projetos do Sebrae Neorley Carvalho.