Após garantir o pagamento, pelos próximos 90 dias, da conta de luz de 677 mil famílias baianas, o governador Rui Costa anunciou, no final da manhã desta quinta-feira (2), durante entrevista coletiva virtual com jornalistas do interior, que os clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com Cadastro Social e consumo de um volume de até 25 metros cúbicos de água por mês também terão os tributos pagos pelo Estado, durante o mesmo período. O objetivo é aliviar a situação financeira das famílias mais vulneráveis, em meio à pandemia do coronavírus.
“São mais de 860 mil de baianos que se encaixam nesses critérios e vão poder economizar o dinheiro que seria usado para pagar a conta de água. Além disso, as 677 mil ligações de energia elétrica beneficiam diretamente mais de dois milhões de pessoas que residem na Bahia. Juntos, esses valores representam mais do que uma cesta básica, por exemplo”, explicou o governador.
Mas o exemplo do governo do Estado não fez escola. Em Itabuna, o prefeito Fernando Gomes – que está em férias na fazenda – autorizou, por meio de decreto, que a tarifa do serviço municipal de água e esgoto, seja reajustado em 4,53%, a partir do mês de maio. O reajuste é linear.
Muitos consumidores já estão protestando nas redes sociais, alguns com vídeos e fotos parabenizando, de forma irônica, a sensibilidade do prefeito. “Em um momento de pandemia, quando a vida das pessoas deu uma guinada e a renda de muitos desapareceu, o prefeito reajusta a co tá de água. Parabéns, senhor prefeito!”, comentam.
Na ausência do titular, a prefeitura está sob o comando do vice-prefeito Fernando Vita. No papel. Nesses dias, surge a figura da poderosa secretária de Governo, Maria Alice. Não consta na literatura que ela seja lá muito sensível a esse detalhe chamado “povo”