Do A Região
Quem precisou de socorro entre 11 horas e 14 horas desta segunda não pôde contar com os serviços do Samu 192. As atendentes informaram que os carros estavam todos em manutenção, inclusive os veículos reserva.
Mesmo assim, a partir das 14 horas apenas uma ambulância avançada estava liberada para o atendimento. O veículo é para socorro aos casos gravíssimos. As demais ambulâncias continuavam em oficinas.
A alegação oficial é de que há dificuldade em encontrar peças para consertar os carros, mas nas oficinas a informação é de que não estão fazendo questão de trabalhar com a Prefeitura de Itabuna porque o pagamento só é feito com atraso.
Criado em abril de 2004, o Samu atende a população de Itabuna e as ocorrências registradas nas estradas que cortam o Sul da Bahia. O município deveria contar com seis ambulâncias, quatro prestando serviços e duas na reserva.
Mas quase sempre três ou quatro carros estão encostados no pátio da oficina da prefeitura, no bairro São Caetano. Nesta segunda, a situação foi pior durante três horas, período em que o usuário não pôde contar com os serviços do Samu.