A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna divulgou nota nesta terça-feira (05), alertando a população sobre tentativas de golpe envolvendo ligações telefônicas fraudulentas. A instituição esclarece que não faz, sob nenhuma circunstância, solicitações de pagamentos por telefone para exames, procedimentos médicos ou hospitalares. Todas as tratativas financeiras e administrativas são realizadas exclusivamente na instituição, diretamente com os setores autorizados.

Recentemente, a Santa Casa recebeu relatos de pessoas que foram contatadas por criminosos se passando por médicos e exigindo pagamento por procedimentos falsos. Esses tentam enganar famílias de boa-fé. A instituição reforça que não realiza nenhum tipo de cobrança por telefone.

Segundo a Santa Casa, a comunicação com pacientes e seus familiares segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo que informações confidenciais não sejam repassadas a terceiros. Reforçamos que nenhum funcionário ou representante da instituição está autorizado a solicitar pagamentos ou transferências bancárias por telefone.

Orientações em caso de ligação suspeita:
1. Não faça qualquer pagamento ou transferência.
2. Não forneça dados pessoais ou bancários.
3.Entre em contato imediatamente com a Santa Casa pelo telefone (73) 3214-9244.

“A Santa Casa de Itabuna reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar de seus pacientes e familiares e pede a colaboração de todos para evitar fraudes e manter a confiança nos serviços prestados há 107 anos”, disse, ainda, em nota, a instituição.