Com objetivo de facilitar a detecção precoce do câncer de boca, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) realiza no próximo dia 30 de abril uma capacitação para a rede da atenção básica de Itabuna e 50 municípios da região.
A capacitação é destinada a agentes comunitários de saúde, enfermeiros e dentistas que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSFs). Eles serão habilitados para identificar sinais físicos que indiquem o desenvolvimento de um possível câncer de boca empacientes que utilizam a rede pública de atendimento.
Ministrada pelo médico oncologista cirurgião de cabeça e pescoço e diretor da Unacon, Lincoln Warley Ferreira, a capacitação deverá abranger a realidade dos PSF´s, com atendimento direto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“A falta de um pré-diagnóstico acaba retardando a chegada do paciente ao Ambulatório de Oncologia da Santa Casa, ou outros centros e prejudicando a detecção precoce do câncer, fator essencial para garantir a eficácia do tratamento e melhores índices de cura”, definiu o médico oncologista Lincoln Warley.