A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna divulgou, nesta segunda-feira (25), nota de esclarecimento em que repudia veementemente uma notícia que classificou como fake news e que foi publicada por alguns blogs regionais nesse fim de semana. Segundo a denúncia, uma médica do Samu teria denunciado uma colega de profissão, funcionária da Santa Casa que atua no Hospital Manoel Novaes, por uma suposta omissão de socorro. A instituição afirma que os fatos narrados se referem a um episódio “que não ocorreu”.
A nota se direciona a um blog específico, porém, O Trombone apurou que outros veículos, além do citado pela SCMI, também divulgaram a mesma informação, apontada como inverídica. “O veículo não ouviu nenhuma fonte (nem os familiares do suposto paciente nem o Hospital Manoel Novaes) para apurar o suposto caso de omissão de socorro”, diz o documento da Provedoria.
Diz ainda a Nota da SCMI: “O fato relatado pelo veículo de comunicação não passou de uma obra de ficção de muito mau gosto, com intuito de denegrir a imagem de um hospital, que é referência no sul da Bahia no atendimento em pediatria e obstetrícia, e de uma médica que dedica sua vida buscando minimizar as dores e sofrimento do próximo”.
E prossegue: “O dito blog publicou que uma profissional do Samu prestou queixa contra uma colega que teria se omitido no atendimento a uma criança. O referido atendimento até foi feito, mas em 2013. No entanto, estranhamente, foi publicado pelo blog e disseminado nos grupos de WhatsApp como se estivesse ocorrido no sábado (23)”. A bem da verdade, informa a SCMI, a profissional citada não atua no do Samu desde o início do ano.
“Diante do exposto, o Departamento Jurídico da Santa Casa de Itabuna está adotando medidas cabíveis para evitar que mentiras como esta sejam repetidas e causem sérios problemas aos profissionais de saúde que atuam dia e noite com o desafio de salvar vidas”, finaliza.