A Santa Casa de Itabuna está em contagem regressiva para inauguração da primeira etapa do novo São Lucas, no bairro Santo Antônio. O hospital terá 100% dos serviços destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de reabertura da unidade hospitalar está inserida na programação de aniversário do município, que no dia 28 de julho completa 113 anos de emancipação política e administrativa.
Na primeira etapa do projeto do novo Hospital São Lucas, conforme o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, serão entregues 27 leitos clínicos regulados, sendo um de isolamento, além ambulatório com diversas especialidades e laboratório de análises clínicas, área de apoio, como nutrição e Central de Material e Esterilização (CME). “Estamos montando uma estrutura para que o hospital comece a funcionar logo após a inauguração”, explica Francisco Valdece.
De acordo com o engenheiro responsável pela reforma e ampliação do Hospital São Lucas, Bruno Nascimento, 97% da obra foi concluída. “Estamos finalizando o trabalho de pintura externa, limpeza e jardinagem. Esse serviço estará 100% concluído em duas semanas”, afirma o engenheiro.
O coordenador de Projetos da Santa Casa, Danilo Itaparica, explica que a obra do novo São Lucas está sendo executada por etapas, conforme a captação e liberação dos recursos. “Novos tipos de atendimentos serão ofertados à medida que o projeto for executado e os equipamentos forem chegando. Quando estiver em pleno funcionamento, o novo Hospital São Lucas disponibilizará um total de 121 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e também a Unidade de Hemodiálise, com 53 máquinas.
MAIS SERVIÇOS
O Hospital São Lucas contará ainda com um centro cirúrgico com quatro salas, cinco salas de recuperação pós-anestésica, centro de imagenologia, centro médico multiprofissional com 16 consultórios, além de toda a estrutura de apoio. A unidade hospitalar está sendo ampliada de 3,5 mil para 8.700m2 quadrados.
A reabertura da unidade hospitalar 100% SUS é resultado da parceria com a Secretaria de Saúde de Itabuna e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Parte dos recursos liberados até o momento para o andamento das obras foi de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), por meio de convênio com a Sesab.