Uma pesquisa, realizada – e engavetada – pelo próprio governo de São Paulo, mostra dados alarmantes no atendimento público de saúde no estado. Apresentada pelo então governador José Serra, a consulta ouviu mais de 350 mil pacientes, para atestar a "satisfação" de quem foi atendido em hospitais públicos – financiados com recursos do SUS.

Os dados são estarrecedores, mesmo. 75,6% da parturientes relataram que não receberam anestesias normalmente indicadas para o procedimento – raquedianas e peridural. Para aliviar a dor, os doutores paulistas receitaram banhos mornos (14%) e massagens. Outra crueldade: pacientes eram enganados pelos funcionários quanto à disponibilidade de vacinas nos centros de saúde. 

Cerca de 30% dos pais relataram falta de vacinas na unidade, "sempre". "Esta resposta foi surpreendente, uma vez que no período da pesquisa não há registro de falta ou redução no estoque de vacinas do sistema público", alerta o relatório oficial da pesquisa. Ou seja, tudo indica que os funcionários dos hospitais mentiram para o público.

E a "pesquisa secreta" de Serra tem muitas outras maracutaias da saúde paulista reveladas e escondidas pelo então pré-candidato à Presidências. O furo foi do portal Uol Notícias – leia tudo aqui.

Abaixo, veja a mensagem carinhosa de Serra aos usuários, na convocação para que respondessem aos questionários. Pena que decidiu esconder os resultados, apesar de ter sido usado dinheiro público na realização da pesquisa de "satisfação".

serra