Durante visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na sexta-feira (7), a secretaria estadual da Agricultura propôs o início de um planejamento conjunto para erradicar a pobreza na Bahia, a partir de ações sociais no setor agrícola.
O secretário Eduardo Salles entregou ao ministro um documento com sugestões para ampliar o crédito agrícola, o seguro safra, o comércio justo para a agricultura familiar e a agroindustrialização no Estado.
“Entregamos ao ministro uma síntese das ações com esse objetivo, incluindo a regularização fundiária e com foco nas regiões produtivas”, disse o secretário. “Apresentamos proposições dentro da visão da Seagri apontando quais os principais e mais importantes focos para o Estado”.
O ministro Afonso Florence disse que “a Bahia possui 61 mil famílias abaixo da linha de pobreza, e o conjunto de ações realizadas pela Seagri em parceria com o MDA ganharão o foco da mobilidade social”.
Florence relatou que esse ano os governos federal e do Estado vão elaborar seus planos plurianuais a partir de suas experiências exitosas de políticas publicas no rural brasileiro e baiano também.
“Começamos fazendo um balanço, identificando os resultados obtidos e as possibilidades existentes, e iniciamos conversações para que os planos prevejam investimentos para os próximos quatro anos”, afirmou o ministro.