O jornalista Sebastião Nery, que está em férias no sul da Bahia, participou, como convidado de honra, de um almoço oferecido pelo jornalista José Adervan, em Itabuna. Diversos jornalistas estiveram presentes e puderam ouvir do mestre das análises políticas, alguns prognósticos para o xadrez das eleições municipais de 2012 e da sucessão de Dilma em 2014.
“Dilma será imbatível, salvo alguma catástrofe. Lula não vai para a disputa, em respeito a ela. Aliás, o político Lula é um enigma. Precisamos saber como será sua recuperação, e com que espírito ele sairá desse tratamento”, analisou. Ainda sobre Dilma, uma ressalva: “Ela precisa, pelo menos, encaminhar a solução dos problemas da saúde e da educação no país até 2014”.
Sebastião Nery, octagenário, fala da vida profissional como se adolescente fosse: “Vou cobrir as eleições na Rússia, na Alemanha e na França. Na Itália, será especial. O povo italiano adora o cristianismo, é católico, mas não esquece de Mussolini. E o que fez Berlusconi se não se apresentar como um Mussolini de menor estatura?”.
Depois do almoço, recebeu das mãos do superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, uma cesta com iguarias da cultura do cacau e um discurso sobre a importância social da lavoura. Fez duas promessas ao executivo: “Vou comer todos esses doces, chocolates e geléias que você está me dando. Pode ficar certo disso. E também vou incluir o cacau em meu próximo livro”.