O município de Itabuna vai ganhar o primeiro Centro de Educação Especial da região. Com o propósito de atender os estudantes com necessidades educacionais especiais, o Centro de Apoio Pedagógico Grapiúna será inaugurado nesta quinta-feira (5) pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.
Neste mesmo dia, o secretário entregará a reforma de três colégios estaduais, em Itabuna, que passaram por reformas: o Dona Amélia Amado, o Professora Maria de Lourdes Veloso (foto), e o Estadual de Itabuna. Das 55 escolas da Diretoria Regional de Itabuna, 38 passaram por reformas que demandaram um investimento de, aproximadamente, R$ 4 milhões.
Com 14 salas, o Centro de Apoio Pedagógico Grapiúna tem capacidade para atender a 300 estudantes e vai funcionar no prédio da antiga Escola Estadual Eraldo Tinoco. A nova unidade tem salas de atendimento pedagógico, psicopedagógico, para alfabetização bilíngue, para produção em Braille, informática e para realização de oficinas. Além de dar suporte no aprendizado dos alunos com necessidades educacionais especiais, o centro vai dar apoio e orientação aos pais e oferecer formação continuada aos professores.
"A inauguração desse centro representa um grande avanço para a educação especial na Bahia. Em tempo recorde estamos implantando mais sete centros para serem somados aos seis já existentes", destaca o coordenador de Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, João dos Prazeres. Ainda serão inaugurados, neste anon os centros nos municípios de Jequié, Ipiaú, Serrinha, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus e Caetité.
Leia AQUI o texto completo