A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza uma série de encontros virtuais de alinhamento com os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e orientação das unidades escolares, para a execução da segunda etapa do Censo Escolar 2020, denominada “Situação do aluno”. A novidade, este ano, será a disponibilização do questionário “Resposta educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”, destinado aos gestores de todas as escolas do país, a partir de uma ação inédita do Censo Escolar 2020. A iniciativa tem como objetivo conhecer as diferentes realidades vivenciadas nas instituições de ensino do país, diante dos desafios impostos pela crise sanitária decorrente do Coronavírus.
A etapa “Situação do aluno”, que visa coletar o rendimento e o movimento dos estudantes declarados na primeira etapa do Censo Escolar 2020, compreende a mudança do vínculo escolar do estudante depois da data de referência do Censo Escolar e antes do término do ano letivo. Esta etapa abrange quatro situações do estudante: transferido, deixou de frequentar (abandono), falecido e rendimento escolar (aprovado, reprovado, concluinte). O público-alvo para a execução desta etapa são os coordenadores e técnicos responsáveis pela execução e pelo acompanhamento do Censo Escolar no âmbito das secretarias municipais de Educação e a expectativa da SEC é atingir 834 servidores municipais envolvidos no levantamento estatístico.
O superintendente de Gestão da Informação da Educação do Estado, Rainer Guimarães, destaca o papel do Censo Escolar. “Trata-se de uma ferramenta que retrata a realidade das escolas do Brasil. Ajuda não só os governos a definirem políticas públicas, mas também as escolas a acompanharem e intervirem sobre a sua realidade”. O gestor da SEC explica que os dados são fundamentais para o conhecimento das taxas de aprovação, reprovação e abandono; o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e o cálculo do fluxo escolar. “Estas informações são importantes, também, para a elaboração de análises e descrições do Sistema Educacional Brasileiro; obter informações sobre a Educação Básica; subsidiar a elaboração, o planejamento, a execução e o acompanhamento de políticas públicas educacionais; coletar os dados necessários para o cálculo dos coeficientes para a distribuição dos recursos relacionados à Educação; e produzir indicadores educacionais comparáveis internacionalmente, contribuindo para a discussão sobre a qualidade da Educação Básica”, acrescenta.
Cronograma – Os encontros de alinhamento, iniciados na segunda-feira (1º), pelo Google Mett, se encerram nesta sexta-feira (5) com os NTE 3 (Seabra), NTE 9 (Amargosa), NTE 10 (Juazeiro) NTE 11 (Barreiras), NTE 13 (Caetité), NTE 17 (Ribeira do Pombal), NTE 24 (Paulo Afonso) e NTE 26 (Salvador). Estas reuniões já estavam previstas no projeto de execução do convênio firmado entre a Secretaria da Educação do Estado e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o intuito de executar e a qualificação continuada das informações declaradas aos Censo Escolares no Estado da Bahia. Mais informações estão disponíveis no endereço https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/orientacoes/situacao-do-aluno ou através da Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, por meio do e-mail: [email protected], bem como pelos telefones (71) 3115-9172/9171/9067.